segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Quem merece determinada faixa? Graduação no Jiu Jitsu como funciona?

Final do ano chegando e junto a expectativa da graduação . Estranho falar que não há expectativa com isso, pois sempre começa o burburinho de quem vai pegar tal faixa quem vai ganhar grau, a própria indagação de será que estou preparado pra receber certa faixa. E digo com convicção que isto não só acontece na minha equipe mas nas equipes de muitos amigos . 
Vou contar a experiência que tenho com minha equipe, de como funciona a graduação e falar de uma outra equipe dos Estados Unidos que  gosto muito de ver a graduação deles , quero que você se sinta à vontade de colocar como funciona a graduação na sua equipe que editarei novamente nesse mesmo post.
Meu mestre não dá grau durante o ano, porque tem pessoas que acabam não indo na graduação no final do ano só porque já receberam o grau então ele acompanha o desempenho pessoal de cada aluno e coloca em uma planilha de controle no Excel . Durante o ano é avaliado disciplina , evolução , força de vontade e horas anual que o aluno treinou . No final do ano fazemos uma festa e lá todos ficam sabendo quem recebeu grau ou trocou de faixa, esses últimos passam no corredor levando a famosa faixada . 
Uma outra equipe que acompanho é a equipe do Roy Dean. Ele coloca a graduação dos seus alunos no YouTube , pra determinada faixa os alunos têm que mostrar variações de raspagem na guarda , na meia , saindo do 100kg, variações de queda, de finalizações na montada , costas, 100kg e por aí vai, às técnicas mostradas são decorrentes de determinada faixa que o aluno está e no final da demonstração ele rola com outros alunos cada um de uma faixa e por último o mestre . O que acho desse método ? Eu acho um método bacana também, pois o aluno tem que realmente treinar várias posições pra poder fazer o exame . Quer dizer que um método é melhor que os outros Clayton? Não acho, pois a evolução do aprendizado depende da força de vontade de cada pessoa. Você é o que você determinou ser. 
Blog jiu jitsu trilhando o caminho


Quem merece determinada faixa?
Vejo muitos falando que fulano não tem Jiu Jitsu pra determinada faixa. Acho que receber uma determinada faixa engloba uma porção de fatores, um dia assiti um vídeo de um aluno de uma outra academia recebendo a faixa marrom e o mestre explicou o porque dizendo que ele é um dos alunos que mais se importa com a equipe e com o bem estar da mesma . Nos campeonatos ele sempre está ajudando os competidores sendo corner deles e por causa disso muitos ganharam com as dicas dele, ele é um aluno técnico e sabe passar uma técnica de diferentes maneiras . Este aluno está sempre ajudando, ele não treina como competidor e não tem vontade de competir mas é empenhado . Será que ele não merece a faixa ? Devemos entender que o Jiu Jitsu é pra todos, pro competidor, pra mulher que deseja se defender, pra criança que sofre bulling , pro praticante que leva como estilo de vida ou seja é pra todos.
O competidor é sempre muito cobrado e por ter que correr atrás de títulos pra ganhar bons patrocinadores e tentar viver do jiu jitsu e ter um bom CV acaba ficando mais tempo nas faixas, mas isso não é algo determinante.
Tive o prazer de pedir opnião sobre dois tipos de aluno pra alguns grandes mestres que conheço e vou incuir tambem o que já aprendi com o meu. Não vou citar nomes mas desde já agradeço a opnião de todos vocês.

1ª Mestre
Eu tenho dois pensamento para graduar competidores e não competidores. Competidor a gente segura mais e  leva em consideração resultado dos campeonatos e dedicação ao treino, não competidor levo em consideração mais o tempo de treino e a dedicação.

2ªMestre
A postura do aluno é um dos principais itens para saber se o mesmo está apto ou não.
Se vc for no meu treino pela manhã vai perceber que todos estão na mesma sintonia, lógico com opiniões diferentes mas com os mesmos objetivos em aprender o jiu jitsu.


3ªMestre
Seja o jiu-jítsu ou judô, a obrigação do professor é a formação da pessoa e do ser humano. O competidor nasce competidor, mas um lutador que não tem educação e valores é como um animal, um bicho solto na rua.  A formação do aluno vai além do tatame, para chegar a uma faixa de graduação ele precisa reunir atributos além das técnicas do Jiu Jitsu, como meu pai diz ensinar a dar chaves e estrangular é fácil, transmitir valores e formar o caráter de um aluno é que é difícil e a maioria não quer fazer. 
O professor deve sempre se preocupar com a pessoa dentro do kimono o jiu Jitsu está acima da competição e as pessoas estão acima do Jiu Jitsu.



Espero que gostem, por favor compartilhem o post e curtam o facebook .
Oss!







Nenhum comentário:

Postar um comentário