quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Campeonatos! Como treinar ? Devo competir? Lidar com as derrotas.

Como já disse eu já fui atleta profissional e competi diversos campeonatos, no Jiu Jitsu devido a minha lesão não tive oportunidade mas assim que melhorar pretendo voltar à ativa. Existe uma diferencia de quem compete pra quem não compete? Competição é algo pessoal, existe o competidor que compete com ele mesmo e tenta sempre se superar, existe o que compete com os outros pra sempre provar algo, também tem o que compete porque ama essa adrenalina. Superação é pessoal não dá para diferenciar quem é melhor ou pior, o competidor precisa estar afiado, mas tem muitos que não competem que são casca-grossa também.
A competição é algo psicológico, várias pessoas desistem de praticar jiu jitsu depois de ter levado uma surra em sua primeira participação porque não sabe lidar com sua frustração, mas muitos acabam pegando o gosto de querer melhorar e se empenham. Falo com conhecimento de causa que eu mais perdi em competições do que ganhei, tenho muitos títulos mas até começar a ganhar tive que perder bastante, no jiu não vai ser diferente, o Buchecha fala em uma entrevista que ele perdeu muitos campeonatos, todo mundo olha ele lá em cima agora mas ninguém sabe os tombos que ele levou.

Se você quer competir, não se dê por satisfeito de fazer apenas um treino por dia, faça dois, treino funcional pra jiu, repetições, quedas e algo que aprendi com meus mestres principalmente pra quem está começando a competir é que você tem que ter em mente 3 raspagens, 3 quedas e 3 finalizações afiadas ou seja é arroz, feijão e farinha pois isso enche a barriga.

Também conheço pessoas que ganham tudo na faixa branca e depois na azul ou em outras faixas dependendo da idade se travam. Mas porquê? Porque se cobram muito de sempre estar no pódio ou ganhar e acabam não conseguindo focar a mente nos treinos, a competição tem que fluir normalmente e sua cabeça tem que estar focada pra você começar a jogar esse xadrez humano.

Gostou do Post?

Tem alguma sugestão, alguma colaboração para enriquecer este material, fique à vontade e deixe o seu comentário, curta a página no facebook e por favor compartilhe o post.



Frase da vez por Jorge Patino Macaco 
"Tenho vários títulos no jiu jitsu e no MMA mas tudo isso já passou e outros campeões vieram, eu treino pensando no amanhã porque o passado não volta mais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário