quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Hematomas, contusões e dores no Jiu Jitsu

Uma coisa te digo, se você está sentindo dores agradeça porque é sinal que ainda está vivo. Minha primeira aula fiz de bermuda e por causa do atrito com o tatame minha pele ficou com algumas queimaduras leves e os dedos do meu pé ficou com alguma bolhas. É por esse e outros motivos que vemos quem prática cheio de esparadrapo para proteger e as vezes estabilizar algum membro machucado. 
Por causa da pegada e de estar sempre de cócoras, as articulações dos pés e das mãos doem bastante até acostumar.
Com o tempo dependendo do movimento que você está aprendendo você pode começar a sentir dores na costela, isto ocorre porque seu corpo está se adaptando. O famoso hematoma auricular pode ocorrer devido à quebra da cartilagem na orelha, pois o sangue não circula tendo que drenar com uma seringa de insulina. Alguns ignorantes dizem que o hematoma auricular é falta de técnica, na verdade ocorre mais com a pessoa que tem a cartilagem da orelha rígida. Se caso ocorra com você não se frustre por causa dos comentários, temos vários campeões mundiais com a famosa orelha de repolho e infelizmente no meio do Jiu Jitsu temos várias pessoas ignorantes que vivem na sombra dos outros só repetindo metáforas desses outros lutadores famosos. Respeite os mestres, faça o seu e procure sempre aprimorar a técnica pra você se lesionar o menos possível, pois como todos sabemos Jiu Jitsu é uma arte suave.

Duvidas sobre como cuidar click aqui e visite este blog sobre como cuidar e os tipos de lesões que ocorre nas artes marciais.


Fotos de alguns hematomas abaixo.

Hematoma auricular, trate com um médico especializado, pois eu fui em um que não soube tratar e minha orelha ficou horrível.


Aprendi eu mesmo a tratar e recuperei 100% da minha orelha esquerda.
Chocar a canela com outra é normal, além de alguns beliscões nos braços que irá deixar seu braço roxo também. Não desista não é o fim do mundo. Lembre se aprender o movimento certo é o ideal pra você não se prejudicar e ter problemas de contusões grave.
Todo cuidado com quem você estiver treinando é pouco, machucaram minha costela por besteira. Estava treinando somente disputa de posição com uma cara maior e 30 kg mais pesado que eu e quando estava quase passando a guarda dele ele levanto, automaticamente levantei também e o ombro dele espremeu minha costela contra a parede, na hora não senti rolei com outras pessoas, mas ao fim do treino quando sentei comecei a ficar sem ar e a dor insuportável veio de uma vez. Mesmo machucado ia treinar mas chegou uma hora que tive que parar e me cuidar melhor. Por isso digo: dar uma de machão não vai te levar a lugar algum, deixa a garra pros treinos, campeonatos e sempre respeite seus limites e mais uma vez não role com qualquer um.

Se cuide sempre Oss!

Um comentário: