sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ego no Jiu Jitsu, com o tempo melhora ou piora?


Uma coisa difícil de lhe dar no Jiu Jitsu é o ego, fico imaginando como um mestre tem que ter um grande conhecimento psicólogo para observar a necessidade de cada aluno, não só para absorver o conhecimento mas para não sair na rua espancando todo mundo. Eu já passei por várias fazes e não vou ser hipócrita de falar que já me achei o bonzão, nunca fui indisciplinado, mas tive que lhe dar com meu ego. O jiu jitsu e tantas outras artes marciais traz com o aprendizado auto estima e se a pessoa não souber como desenvolver a auto estima pro bem, pode acabar utilizando isso pro mal. Um ego inflamado não tem controle e vejo casos de pessoas que não consegue ser subordinado a ninguém, tudo na vida tem regra se você é filho deve obediência ao seu Pai e uma pessoa que não tem direção muitas vezes não tem também um destino, ela está sempre em busca de algo e sempre com um vazio. 
A faixa branca é a faixa mais difícil de passar, mas porque você acha isso Clayton? A faixa branca é a faixa da luta contra o ego, decepções e frustrações, você pode ser forte e perder de um cara menor e mais fraco que você, também aprender a dar os 3 tapinhas é essencial e a pior coisa é sempre ser pego pela mesma finalização e não entender o porquê acontece isso e com o tempo que você vai pegando as outras faixas isso vai melhorando. A faixa preta é a faixa do desapego, não quero dizer não dar importância, mas pelo meu ponto de vista um faixa preta cobsegue ser finalizado por outros faixas e ainda aprende e se desenvolve com isso, o faixa preta nunca desiste de aprender e não importa com quem seja, ele sabe filtrar isso e passar da melhor forma pros outros. O ego tem que ser eliminado no começo da caminhada, uma pessoa sem mestre é um Ronin, um samurai sem mestre ele não segue princípios básicos. Hoje a quem pregue no meio do Jiu Jitsu que todos são iguais, todos são mestres e tem algo para passar. Realmente todos somos iguais como ser humano, mas existe uma hierarquia, todos temos algo para passar mas se não existir respeito e uma pessoa que organize isso da melhor forma para que todos aprendam, um caos é estabelecido .
A coisa mais ridícula que vejo em campeonatos é quando um competidor não cumprimenta o outro, não somos animais irracionais, somos racionais e devemos saber que hoje podemos estar no topo, amanhã você pode estar doente e de cama totalmente dependente dos outros. 
Esses dias no facebook um faixa marrom conhecido do meu mestre o desafio pra uma luta de 20 minutos valendo um kimono. Falta de respeito total e com isso eu vi a necessidade desse cara de se auto afirmar fazendo isso e soube que o recorde de desobediência e atitudes dessa pessoa é alta.
Meu analise com tudo isso é que somos todos iguais, mas com necessidades diferentes e precisamos de um guia que nos respeite e nos faça um ser humano melhor além de bons lutadores, mas isso não quer dizer que vamos deixar de conecer pessoas com seu ego inflamado.

Dessa vez não deixo uma frase, mas sim uma parabola de um autor desconhecido.

A PARÁBOLA DO FAIXA PRETA.

Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do Mestre Sensei numa cerimônia para receber a Faixa Preta obtida com muito suor. Depois de anos de treinamento incansável o aluno finalmente chegou ao auge do êxito na disciplina.

“Antes que lhe dê a faixa, você tem que passar por um outro teste”, diz o Sensei. 
“Estou pronto” responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta. 
“Você tem que responder à pergunta essencial: Qual é o verdadeiro significado da Faixa Preta?”. 
“O fim da minha jornada”, respondeu o aluno. “Uma recompensa merecida por meu bom trabalho”. 
O Sensei espera mais. É obvio que ainda não está satisfeito.
Por fim o Sensei fala: “Você ainda não está pronto para a Faixa Preta. Volte daqui a um ano”.

Um ano depois o aluno se ajoelha novamente na frente do Sensei. 
“Qual é o verdadeiro significado da Faixa Preta?”, pergunta o Sensei. 
“Ela é o símbolo da excelência e o nível mais alto que se pode atingir em nossa arte”, responde o aluno. 
O Sensei não diz nada durante vários minutos, esperando.
É obvio que ainda não está satisfeito.
Por fim, ele fala: “Você ainda não está pronto para a Faixa Preta. Volte daqui a um ano”.

Um ano depois o aluno se ajoelha novamente na frente do Sensei. E mais uma vez o Sensei pergunta: “Qual é o verdadeiro significado da Faixa Preta?”. 
“A Faixa Preta representa o começo – o início de uma jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto”, responde o aluno. 
“Sim. Agora você está pronto para receber a Faixa Preta e iniciar o seu trabalho.



Gostou do Post?

Tem alguma sugestão, alguma colaboração para enriquecer este material, fique à vontade e deixe o seu comentário, curta a página no facebook e por favor compartilhe o post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário