segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Faixas e seu significado!


Faixa Branca: O branco é um símbolo do nascimento. Isso significa que o indivíduo vestindo ela está começando a ganhar conhecimento.

Faixa Amarela: Os alunos que aprenderam um pouco sobre artes marciais usam faixa de cor amarela. Esta cor simboliza a luz do sol e uma nova força. Ele também indica que o seu portador é mais hábil do que aqueles que estiverem usando a faixa branca são.

Faixa Laranja: Esta cor também simboliza a luz do sol. No entanto, enquanto a cor amarela representa os primeiros raios de sol, o laranja representa um sol forte que aquece a terra. Significa também que os alunos vestindo ela está se preparando para um maior desenvolvimento.

Faixa verde: Esta faixa é dada aos estudantes que têm dominado o nível laranja. Esta cor significa o crescimento de uma semente. Significa que seu portador tenha aprendido o básico e agora está pronto para aperfeiçoar e fortalecer suas táticas.

Faixa azul: Esta é a cor do céu. Isso significa que os estudantes que usam a faixa desta cor estão se movendo para cima, para aprimorar suas habilidades de artes marciais. Pode-se compará-lo com uma árvore que cresce tentando alcançar o céu azul.

Faixa roxa: Simboliza que estudantes usando esta faixa são submetidos a mudanças, ganharam bastante experiência das artes marciais, e está pronto para avançar em direção à faixa preta.

Faixa marrom: Esta cor representa a maturidade. Isso significa que o estudante está prestes a ver os resultados de seu trabalho, assim como um fazendeiro que tinha semeado as sementes e agora está pronto para colher sua safra no momento da colheita.

O Faixa-preta: É o objetivo final de qualquer artista marcial. É a faixa de nível mais alto em artes marciais. Significa que o utente tem conhecimento suficiente para ensinar novos alunos. No entanto, este é o começo de um novo capítulo. Há dez níveis de faixas-pretas, a partir de sho dan (nível um) a ju dan (nível 10). Isto é seguido por três títulos samurai, Renshi, Kyoshi, e Hanshi (master O derradeiro 'artes marciais).



Minha opinião é que todos temos histórias para contar, a faixa tem sua importância é logico que ela não pode se sobrepor sobre o aluno, nunca devemos usar a faixa para se engrandecer, mas para lembrar de onde saímos, aonde chegamos e aonde não podemos parar. 

Não sei se Hélio Gracie estava sendo arrogante ou dando uma lição em alguém quando disse que a faixa só serve pra poder segurar a calça, mas creio que ele entendia perfeitamente a importância de cada passo conquistado.

Gostou do Post?

Tem alguma sugestão, alguma colaboração para enriquecer este material, fique à vontade e deixe o seu comentário, curta a página no facebook e por favor compartilhe o post.



Fonte: jiu jitsu times blog

2 comentários:

  1. Mestre Hélio Gracie, talvez tenha dito isso no âmbito de explicar que não adianta nada um lutador ter uma faixa na cintura se não tiver conhecimento para tal. Um lutador faixa branca não passará a ser um faixa preta simplesmente por "amarrar"uma faixa preta na cintura. Um lutador menos graduado irá finalizar um mais se esse não tiver dedicação e muito treino, afinal jiu jitsu é isso, muito treino.

    ResponderExcluir